quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resenha da 1º Sessão Itinerante, realizada no Projeto de Assentamento Esperança

RESENHA DA 1ª SESSÃO ITINERANTE DO 1° PERÍODO, DA 14ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA, REALIZADA ÀS 09:00 HORAS, DO DIA 23 DE MAIO DE 2010. PRESIDIU A SESSÃO, A PRESIDENTE E VEREADORA, ADELCINA MEDEIROS BARBOSA BEZERRA

Estavam presentes os seguintes Vereadores: Shirley Sariny Leite Costa, Francisco Elsimar Carvalho de Medeiros, Francisco Cazuza de Macedo Aquino(Nenem do Cabano), Gineton da Costa e Silva, Dárcio Regis Bezerra, Antônio Anízio Bezerra Júnior, Oséas Monthalggan Fernandes da Costa, Raimundo Carlos de Medeiros (Nonato Garcia) e a Presidente Adelcina Medeiros Barbosa Bezerra.

TRIBUNA POPULAR: Senhor Francisco Das Chagas de Mendonça, Assunto; Melhorias para o Projeto de Assentamento Esperança, no que diz respeito à implantação de uma Creche, Melhorias na Iluminação e uma Água de melhor qualidade.

Senhor Francisco Das Chagas (Presidente P.A.E): Em seu pronunciamento Agradeceu a presença de todos os Vereadores que compareceram a Sessão Itinerante. Ainda em seu pronunciamento trouxe a tribuna às principais reivindicações que o Assentamento necessita-se. Em seguida, agradeceu também a iniciativa da proposição do Ver. Monthalggan, pois, com a Sessão Itinerante realizada na Zona Rural, os Edis terão a real noção e extensão das dificuldades enfrentadas pelo homem da Zona Rural. Por fim, disse que espera contar com toda Câmara de Vereadores, para juntos poderem exercer uma força maior reivindicando e pressionando na concretização dos anseios dos reclamantes quando levado o problema ao poder Executivo Municipal.

Ver. Shirley Sariny - PSB: Destacou a importância da união de todos para juntar forças como passo inicial na realização da conquista pleiteada. Além da necessidade abordada anteriormente pelo Presidente, disse que muitos da comunidade queriam a implantação de um mini-posto de saúde, no entanto,disse-lhe que o município não tem condições de arcar com as despesas, como médico e equipe de auxiliares, portanto, não seria viável no momento. Por fim, comentou sobre a oportunidade de fornecer meios para prática do esporte para os jovens, sobretudo, com a implantação de quadras esportivas e fornecimento de material esportivos.

Ver. Dárcio Bezerra – PMDB: Ressaltou que aquele era um momento histórico que todos vivenciavam, pois era a primeira vez que uma sessão era realizada fora da Câmara. Disse que além dos Vereadores legislarem, é função de todos cobrarem as necessidades do povo, como as trazidas pelo Presidente. Por fim, disse espera que por todas as localidades que passarem que sigam como exemplo o que trouxe o Presidente, que é de juntar as reivindicações, pois somente assim os Edis poderão ir em busca de meios e cobrar a sua realização.


Ver. Monthalggan Fernandes - PMDB: Inicialmente disse que o Assentamento gozava do privilégio por ter sido o primeiro a receber a sessão itinerante, no entanto, disse que outros assentamentos também haverão de ter igual oportunidade para demonstrar suas principais reivindicações. Por fim, disse que a iniciativa desse projeto foi de levar a Câmara para mais próximo do povo da Zona Rural, com a finalidade de ouvir suas necessidades, uma vez que, nem sempre os moradores da Zona Rural têm condições de comparecerem a sede da Câmara.

Ver. Francisco Cazuza - PMDB: Comentou a importância de trazer a Câmara a Zona Rural, pois segundo o mesmo em administrações passadas não foi concretizado, e a realização desta veio a ser concretizada na legislatura atual. Disse ainda que na legislatura passada impetrou requerimento na prefeitura aprovado pela Câmara solicitando o melhoramento do serviço de energia do Assentamento, o que demonstrou segundo o edil que a Câmara tem feito o seu papel. Continuou dizendo que a reivindicação de água, é um problema de toda a Zona Rural, onde classificou esse problema como um dos mais graves. Por fim, disse que CMUpn irá lutar pela melhoria da água em todo o município.

Ver. Elsimar Carvalho - PP: Disse que os Vereadores tiveram a oportunidade de ver individualmente a necessidade do assentamento. Comentou que é de suma importância a idéia da Ver. Shirley, ou seja, a implantação de uma área de esporte no assentamento. Por fim, disse que está a disposição do assentamento para quaisquer auxilio.

Ver. Gineton da Costa - PSC: Disse da satisfação e o privilégio da realização da sessão itinerante, uma vez que, a participação do chefe do executivo seria muita importância para abrilhantar mais ainda a sessão. Em seguida, segundo o Edil, para o assentamento Esperança estar sendo providenciado a instalação de poço de 150 metros e para o assentamento Sabiá a instalação de poço de 300 metros.

Ver. Anízio Junior – PMDB: Disse que as reivindicações feitas são justas e poucas, pois sabe que existem muitas outras. Porém, comentou ainda que irá lutar pela realização da Creche e da área de lazer sugerida pela Ver. Shirley. Ainda disse que espera que as reivindicações do Assentamento não fiquem somente na tribuna, mas que necessita-se de ir atrás para realização, onde pediu apoio dos Edis para esta concretização.

Ver. Raimundo Carlos – PSB: Comentou a importância da implantação da Creche para o favorecimento das crianças e das famílias. Quanto à iluminação do assentamento disse que ele mesmo fez o pedido ao Secretário, e foi garantido pelo Secretário que será atendido o pedido. O abastecimento de água é importante para agricultura, alimentação de animais, e que propicia a geração de renda. Finalizou falando da necessidade de uma atenção melhor na área da educação dos jovens, e para isso os pais são de suma importância no acompanhamento de seus filhos, para que seus filhos tenham sucesso no futuro.

Ver. Adelcina Bezerra – PR: Parabenizou a organização da Associação do Assentamento e a atenção dada aos assuntos prioritários. Agradeceu o compromisso dos companheiros, como também a presença da comunidade que compareceu para assistir. Parabenizou o autor da proposição, além de estender os parabéns para policial militar de Upanema, que deu todo o apoio da segurança na Sessão. Diante do pronunciamento do Presidente do Assentamento, conclui que a comunidade entendeu que os Vereadores têm a preocupação de buscar as reivindicações, porém, toda autonomia é da Prefeita. Disse também que tem conhecimento de algumas ações realizadas pela Prefeita Maria Stella no Assentamento. Por fim concluiu que a Câmara irá reuni-se com a Prefeita para levar as reivindicações do Assentamento.

Nenhum comentário: