segunda-feira, 11 de maio de 2009

Resenha da 13 ª Sessão Ordinária, Realizada no Dia 27/04/2009 Ás 9:00hs.

RESENHA DA 13ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 1° PERÍODO, DA 14ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA, REALIZADA ÀS 09:00 HORAS, DO DIA 27 DE ABRIL DE 2009. PRESIDIU A SESSÃO, A PRESIDENTE E VEREADORA, ADELCINA MEDEIROS BARBOSA BEZERRA.

Estavam presentes os seguintes vereadores: Francisco Elzimar Medeiros de Carvalho, Gineton da Costa e Silva, Antônio Anízio Bezerra Júnior, Francisco Cazuza de Macedo Aquino (Nenem do Cabano), Raimundo Carlos de Medeiros (Nonato Garcia) e a Presidente Adelcina Medeiros Barbosa Bezerra. Faltou por justificstiva os vereadores Oséias Monthalggan Fernandes Costa e Shirley Sariny Leite Costa.

Horário do Grande Expediente

Ver. Francisco Elsimar - PP:
Esclareceu o vereador Gineton que disse na sessão anterior, que o requerimento era um pouco vazio, tinha que colocar no requerimento que quando o agricultor solicitasse o trator para cortar terra, não ficasse só para criar pasto. Porque tudo isso tem custo e esse custo é um pouco elevado, já que esse corte é utilizado no verão.


Ver. Gineton da Costa - PSC:
Ainda a respeito ao seu requerimento da sessão passada, desse que quando faz um requerimento é apedido da população, não precisava um parecer jurídico para que esse requerimento fosse aprovado. Na oportunidade o vereador disse que espera que nesta sessão os vereadores aprovem.



Ver. Dárcio Régis - PMDB:
Disse ao vereador Gineton, que seu requerimento não tem base nem uma, o certo era fazer um projeto de lei, onde nele colocava os critérios para cada agricultor que solicitasse o trator para o corte de terra. Em seguida, relatou sobre um evento realizado nesta segunda-feira na Secretaria de Urbanismo e Ação Social.


Ver. Francisco Cazuza - PMDB:
Usou da palavra para disser que é solidário a dor da família do falecido não encontra no rio.






Ver. Raimundo Carlos - PSB
Disse ao vereador Dàrcio que o requerimento do colega Gineton é só uma solicitação para que o executivo faça o projeto. Em seguida, parabenizou a prefeita Maria Stella, por algumas ações que está sendo feito nesse período chuvoso, onde na oportunidade pediu dos colegas vereadores que aprovasse seu requerimento, e a câmara enviassem com urgência a Prefeita.


Ordem do Dia

Projeto de Resolução n.º 004/2009, Autor – Mesa diretora: Para que as Sessões Ordinárias sejam realizadas nos dias de sexta – feira, com inicio as 10:00hs da manhã, sendo que a ultima do mês será realizada nos dias de segunda - feira . Aprovado.

Requerimento nº 003/2009 – Autor – Ver. Raimundo Carlos - PSB: Representação Estadual no Congresso Nacional, solicitando a estes a possibilidade de dispor recursos orçamentários destinados exclusivamente a construção de uma ponte sobre o Rio Upanema, dando passagem para as comunidades rurais de forma segura independente da estação climática do ano. Aprovado.

Requerimento nº 005/2009 – Autor – Ver. Gineton da Costa - PSC: Solicita a intermediação da Secretaria de Agricultura junto a Prefeitura, como forma de incentivo ao homem do campo, a concessão da isenção no custo com o combustível ( Óleo Diesel ) utilizado no trator, durante o corte de terra no período de verão. Aprovado.

AUDIÊNCIA PÚBLICA


Nesta uma terça – feira dia 28 de Abril foi realizada uma Audiência Publica com o tema Segurança Publica, o idealizador dessa Audiência foi o vereador Anízio Júnior e aprovado por todos os demais Vereadores. O vereador levou em conta a fazer essa Audiência o elevado índice de criminalidade e de uma onda quase incontida de violência, que assolam a cidade. Estiveram presentes importantes Autoridades como o Promotor de Justiça da cidade Daniel Guerra Alves, o Comandante do Destacamento Policial Sóstenes das Chagas, Lideranças Eclesiásticas como os Padres Flavio da Diocese de Mossoró e Josemar de Lima de Upanema, Secretários, Conselheiros, Representastes de Entidades e a População, também teve presente a Prefeita Maria Stella que deu todo apoio para acabar com essa violência na cidade.

Nos pronunciamentos todos ficaram certos da responsabilidade de construir uma sociedade justa e menos violenta, já que a responsabilidade da segurança das famílias Upanemenses é uma incumbência de todos nós. Um dos pontos mais abordado nessa audiência para combater a violência, foi valorizar mais ainda a educação na sociedade e nas escolas.

Essa audiência foi a primeira realizada nessa nova Legislatura, que contou com competente organização da Presidência da Câmara Adelcina Barbosa.

Nenhum comentário: